“Alimente” sua Autoestima

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003).

Talvez você ache que a auto estima não é tão importante, mas acredite, ela pode nos ajudar ou nos arruinar!
Alguns casos de depressão são meramente por causa da autoestima.
É preciso ser feito um exercício muito grande a cada dia “regar” nossa autoestima. Por exemplo, precisamos nos aceitar e nos perdoar a cada dia que se inicia.
Autoestima não é simplesmente se olhar no espelho e gostar do que esta se vendo, é preciso aceitar seus defeitos, conviver com eles e principalmente aprender com os mesmos. Somos responsáveis por aquilo que somos, a vida está em nossas mãos e podemos a qualquer momento mudar  da forma que nos agrada.
Alimente, cuide da sua autoestima, não só da beleza exterior, mas procure se entender, se perdoar, se aceitar, estude mais, leia mais, invente mais, sofra menos, viva mais intensamente. Pode parecer que não, mas a autoestima esta interligada á nossa vida por inteiro.
A psique e o exterior andam juntos, quando os dois estão em harmonia a beleza automaticamente aparece.
O segredo de tudo esta na busca que precisamos fazer de nos conhecer e assim buscar o nosso equilíbrio.
Trata se de uma avaliação diária, um entendimento interno e egoísta, precisamos fazer isso por nós mesmos sem pensar em ninguém, automaticamente quem está ao nosso redor perceberá. 

6 comentários:

Unknown Says:
9 de dezembro de 2010 às 16:24

Gostei do texto, mto interessante...
Concordo com mta coisa!
Infelizmente, ficamos a merce da bendita MODA... o que as pessoas acham que devemos ser, nos tornamos escravos de um esteriotipo que no fundo não existe!
Devemos nos aceitar sim, e se não estiver bom, que faça algo para melhorar, mais pq quer e não para ser "aceito" na sociedade.
Valorize a si mesmo, ame a si msm e VIVA A VIDA!!...RS

Amei Ju!!
Parabéns!

Juliana Pessoa Says:
12 de dezembro de 2010 às 09:00

Apesar de não existir formula é bom fazer o exercicio diario de nos perdoar e nos aceitar..... e vaqmos viver a vida intensamente... nós naõ vamos sair vivos dela mesmo.... rsrsrss

beijuss

Erica Lopes Says:
13 de dezembro de 2010 às 04:05

Muito bom texto!!! É a mais pura verdade!

Beijokas

Katia Says:
21 de janeiro de 2011 às 13:30

Tb concordo. É um exercício diário e egoísta. Afinal, vivemos no mundo, mas tb existe todo um mundo dentro das nossas cabeças. A gente precisa estar em paz consigo mesmo (se perdoando, se aceitando e buscando melhorar) para que a vida em sociedade seja harmônica. Além disso, estar bem faz transbordar alegria, simpatia e beleza, e isso encantará a todos e podemos inclusive injetar esses sensações nos próximos e fazer um círculo de amor entre os que nos rodeiam.
Bjusss

Erica Lopes Says:
21 de janeiro de 2011 às 15:50

Miga,ofereci um desafio para você lá no meu blog o desafio dos sete, confere lá!

Beijokas

Juliana Pessoa Says:
25 de janeiro de 2011 às 13:47

Katita... bom te ver por aqui e melhor ainda vc participando!!! sobre este texto o melhor é o exercicio de nos perdoar acredito que este e o maior desafio do ser humano!!! somos muito complexos....
beijussss

Postar um comentário